
Carl Ransom Rogers,
psicólogo estadunidense que desenvolveu a Abordagem Centrada na Pessoa. Um dos psicólogos responsáveis pelo surgimento da psicologia Humanista.
Indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 18 de janeiro de 1987.
(1902 - 1987)
Terapia Centrada na Pessoa

A Abordagem Centrada na Pessoa é uma maneira de estar com o outro desenvolvida pelo psicólogo estadunidense Carl Rogers. Uma abordagem que acredita no potencial do indivíduo em se atualizar e se desenvolver. Para Rogers o psicólogo é um facilitador nesse processo de desenvolvimento do cliente, interagindo sem direcionar.
Os meus primeiros contatos com a Abordagem Centrada na Pessoa foram pelas matérias da faculdade estudando as diferentes teorias psicológicas. Felizmente a psicologia é muito rica de pensadores e vertentes. Conhecer a Abordagem foi uma possibilidade de alinhar os meus valores pessoais junto com a prática clínica, quero dizer com isso que essa perspectiva positiva fez parte do meu encontro com a psicologia enquanto profissional.
A Abordagem Centrada na Pessoa surge com a Psicologia Humanista por volta da década de 50, um período da história da psicologia importante por levantar alguns questionamentos do desenvolvimento e da prática da psicologia. A psicologia humanista defende uma visão positiva do ser humano, acreditando que ele possui capacidade de autorrealização, que leva a pessoa a se aprimorar de forma criativa em caminho a sua saúde. Porém para que esse caminho possa ocorrer é preciso também que a pessoa possa ter oportunidades, experiências com ambientes e relacionamentos que proporcionem este desenvolvimento.
Coloquei a imagem desta planta pois é uma excelente comparação sobre nosso desenvolvimento, uma planta está vulnerável as condições do ambiente assim como nós estamos. Ela precisa de água, de luz e de um solo fértil para que possa crescer. Assim como nós também precisamos de abrigo, alimentação, saúde ou seja condições básicas para mantermos nossa vida. Dependemos também de um bom suporte nos relacionamentos de pais ou responsáveis, familiares, amigos e professores. A qualidade dessas relações e condições de vida e bem estar influencia na forma como estamos no mundo e nos percebemos. A relação terapêutica pretende ser uma relação que permita acontecer o desenvolvimento do autoconhecimento e autoestima.
A Psicoterapia Centrada na Pessoa é uma lugar para a diferença e para o desenvolvimento, o processo terapêutico é como uma rega constante para nosso crescimento e fortalecimento permitindo a pessoa se conhecer e ser cada vez mais ela mesma.
Caso sinta que este é o momento de começar este processo, conte comigo!